segunda-feira, 9 de março de 2009

Cultura

Tenho pensado muito nas culturas alheias. Procuro saber muito sobre os italianos, porque estou estudando a língua e eu acho que além de saber os verbos e regras da língua, tenho que saber como eles vivem, e quero saber bem o sotaque também.

Enfim, uma coisa leva a outra, uma cultura a outra, e acaba que eu estudo a cultura da Europa inteira. Então depois de toooda a viagem pela Europa dos livros, quando acordo me deparo com a "nossa" cultura.
Assim, desde que eu me entendo por gente não me sinto bem aqui. Sei que muita gente aqui no Brasil se sente assim. É porque essa cultura não é nossa! Não temos isso porque é uma mistura louca. E começo a pensar que não é tão boa quanto a TV vende pra gente. Eu sinto que tem uma outra coisa dentro de mim. Eu lembro que quando eu era pequena e olhava aqueles calendários com fotos de pinheiros, típicos das regiões de clima temperado, parecia que eu já conhecia aquele lugar. Tinha sonhos naquela floresta.

A cultura é uma coisa que a gente carrega no sangue, não importa aonde nascemos.
É como a música, como quando eu comentei no post passado, do dia que meu pai me mostrou Raul. Até os gostos musicais vêm de herança no DNA. Então é assim que eu me sinto. Mas há um problema, porque não quero sair do Brasil. Querer, eu quero. Mas sinto que não posso, que se eu nasci aqui, então tenho uma responsabilidade com o país. Mas hoje eu li que James Joyce amava a Irlanda, mas odiava os irlandeses. Acho que sou como James Joyce, mas ele apesar de amar sua pátria, viveu a vida toda como expatriado em outros lugares da Europa. Será que serei mais uma estrangeira na Europa tentando me encontrar? Nem queria...

2 comentários:

Amália Morais disse...

E venhamos e convenhamos, os italianos são lindos né? Vou começar a pesquisar também, afinal, tenho que saber sobre as raízes dos meus futuros filhos! Hahaha. Sabe, eu nunca entendi quando dizem “essa cultura não é nossa”. Eu acho que não é porque ela é diversificada que não é própria, tipo, através dessa mistura se deu a cultura brasileira, a variedade que a compõe é o que faz dela única. E possa ser que eu esteja comprando o produto da TV, mas é o meu orgulho, por mais que eu tenha a impressão de que aqui também não é o meu lugar. E olha que patriotismo não é o meu forte ein, apesar de ter orgulho por ser brasileira, quero sair daqui a qualquer custo, eu sei que lá fora eu vou me encontrar! Ah, descordo também quando você disse que os gostos musicais vem de herança no DNA, e eu agradeço a Deus por não ser assim. :D

Nathália E. disse...

Xô te contar: Tá quase certo d'eu estudar russo!
BJKWEFHU QEFEUR USJW IUADEBQ UIHF!!!!

Tradução: Bom dia, pessoinha. ^^

Postar um comentário